top of page

Origem

 

Karl Friedrich Lawisch foi o primeiro Lawisch a desembarcar no Brasil. Ele nasceu em 06 de abril 1810 in Küstrin (Alemanha). Ele faleceu em 13 de fevereiro de 1886 na Picada Velha (atual Linha Santa Cruz), Santa Cruz do Sul, RS.

 

Antes de 1945, Küstrin (também soletrada como Cüstrin) era uma cidade na Alemanha, às margens do rio Oder. Depois de 1945, uma nova fronteira foi estabelecida ao longo da margem e a cidade foi dividida entre Alemanha e Polônia.


Segundo Relatório do Diretor João Martinho Buff, de 16/07/1851 (Hardy Martin), Carlos Fred. Lawisch, evangelico, 41 anos, recebeu a colônia 34 em Santa Cruz. Constava como esposa uma brasileira de nome Maria Joanna, 26 anos, natural do Rio de Janeiro, e uma filha de nome Luiza, com uma ano de idade.

 

Karl Não teria cuidado bem de seu lote, pois se dedicara mais à sua profissão de serralheiro. Segundo depoimento de familiares, o pioneiro Carlos Lawisch, na passagem pelo Rio de Janeiro teria se juntado com Maria Joanna, de cor escura, e consequentemente a família sofreu discriminação na comunidade da colônia de Boa Vista onde se haviam estabelecido.

 

A bela e sólida casa de pedra que o pioneiro construiu em Boa Vista, existe até hoje e sempre esteve em mãos de descendentes Lawisch.

bottom of page